quinta-feira, 16 de abril de 2009

Notas musicais

Em um primeiro momento, usei a escada musical como referencia para a altura do som, mas a ideia de uma montanha russa foi muito importante para que os alunos entendessem a noção de altura (graves e agudos). Utilizei essa ideia em todas as series/anos.


Fonte: "flauta doce", Nereide S. Santa Rosa - ed. scipione

Para completar...
Atenção pra não dar a ideia de "tons" vizinhos (o que é outra história). Essa é uma atividade para relacionar a ordem das notas musicais, com mesmo principio da ordem numerica.


Minha Canção

Composição: Sergio Bardotti / L. Enriquez Bacalov / Chico Buarque

Dorme a cidade
Resta um coração
Misterioso
Faz uma ilusão
Soletra um verso
Lavra a melodia
Singelamente
Dolorosamente
Doce a música
Silenciosa
Larga o meu peito
Solta-se no espaço
Faz-se a certeza
Minha cançao
stia de luz onde
Dorme o meu irmão



Inté!



2 comentários:

Silvana Carvalho disse...

Oi Cecília.
Amei teu espaço de troca e principalmente essa música. Tem tudo a ver com o que estou trabalhando com os alunos. Vamos trabalhar juntas? O projeto é sobre poesias rimadas, afinal música é poesia para os ouvidos( eh,eh, eh).Beijos e até mais lá na escola.

Unknown disse...

Oi Cecília sou da área de plásticas e não tenho noção de como seja trabalhar visualmente a música para criança.
achei muito 10 o seu blog.
Parabéns

Célia