quinta-feira, 4 de junho de 2009

Escolha a sua festa...



As festas juninas tem sua origem muito anterior ao cristianismo, onde as civilizações antigas comemoravam as colheitas com grandes fogueiras, danças e cantos. Hoje, especialmente no Brasil, as festas de junho estão ligadas a figura dos santos de Junho: São João, Santo Antonio e São Pedro.

Para os gaúchos, as festas juninas são comemoradas com muita seriedade. São um momento especial onde os gaúchos exaltam a sua cultura local através das danças, música e folclore específico. A festa no norte do Brasil se tornou tão popular que se misturou com a cultura de outros lugares, no entanto, aqui no RS isto se tornou um problema visto que a colonização diferenciada nos deu uma cultura diferenciada também.

O que me faz escrever é a preocupação com este tipo de manifestação dentro das escolas da região sul (especialmente no estado do RS). Fica claro a falta de conhecimento que se reflete e propaga entre os pequenos e jovens. Precisamos deixar mais claro que existem varias culturas dentro do nosso país e tomar muito cuidado para não tornar a Festa Junina uma micelania sem controle.

É importante que se diga que todas as culturas são importantes e que não se deve reprimir uma pela outra. O processo de globalização é uma via normal e estará sempre formando estas misturas ricas dentro do nosso folclore. A minha preocupação é quanto as misturas e exageros como danças típicas gaúchas com trajes caipiras ou vice-versa.

É preciso escolher a festa, escolher qual estilo vai ser seguido e dar preferência as coisas que são típicas de sua região. Façamos uma pesquisa séria e vamos mostrar aos nossos alunos o que mais as festas juninas podem oferecer.

Complemento do post:
http://www.paginadogaucho.com.br/fest/fja.htm


Inté!

Nenhum comentário: