quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Um ótimo recomeço

Olá!
Hoje, na escola onde trabalho, começamos a jornada pedagógica e planejamento da acolhida aos alunos.
Como sempre, há um periodo de adaptação antes que nós professores especializados entremos em ação. Neste periodo é preciso apresentar a disciplina, especialmente aos alunos novos, e mostrar a todos a que veio a nossa música.
Música para divertir, música para aprender... é preciso mostrar que música é diversão, mas também nos ensina coisas importantes e desenvolve habilidades que ajudarão no preparo para a vida.
O despertar da sensibilidade em todos os sentidos, essa é a missão do arte-educador e porque não mostrar as crianças que música é muito mais do que um periodo com atividades divertidas e diferentes do cotidiano?
Sempre converso com meus alunos sobre as possibilidades e o tudo que se pode aprender fazendo música. Tento mostrar o quanto a arte é importante nas nossas vidas e como ela pode e deve fazer parte do nosso mundo dentro e fora da escola.
Devemos ter claro em nossas mentes o que a música (e artes em geral) reprensenta nas nossas vidas, na vida das nossas crianças, na sociedade. Não podemos nos aventurar a tentar ensinar aquilo que não compreendemos ou que não acreditamos.
Faça uma boa leitura sobre a história da música nas sociedades e a sua importancia, tente repassar essa importancia aos alunos. Se nós, arte-educadores, não defendermos nossa bandeira quem defenderá?

==============================================================

Sugestão:

Utilize uma canção facil de decorar e entoar mostrando aos alunos como pode ser facil fazer música.
Aos alunos de flauta, mostre uma canção conhecida e toque enquanto a turma canta, conte um pouco sobre o instrumento e alguma história sobre a flauta. É importante que a criança se sinta motivada e com vontade de conhecer sempre mais do maravilhoso mundo da música e das artes.


Ótimo retorno!

Inté

2 comentários:

Eze Viapiana disse...

Eu estava vendo seu blog pessoal e vi este. Meu deus que encanto! Sou acadêmico de música licenciatura, pretendo vir muito aqui ainda. Concordo com tudo que tu falou.
Parabéns.

Anônimo disse...

Cissa, parabéns pelo blog, pelas idéias, pela inteligência e por sua paixão pela Música.

Tomei a liberdade de dispor seu link no meu blog, já que precisei refazê-lo e aproveitei para criar a seção de Links.

http://educacaomusical.wordpress.com

Um grande abraço e sucesso sempre!

Isabela